História da dupla Mato Grosso e Mathias


RESUMO:
Matogrosso & Mathias são uma dupla sertaneja do Brasil originária dos anos 70.
A dupla sertaneja Matogrosso & Mathias, composta por originalmente por João Batista Bernardo (Matogrosso) e Anísio Roberto de Carvalho, hoje Isaac Júnior (Mathias). Com a alcunha de “a mais romântica do Brasil”, a dupla é reconhecida por difundir a música sertaneja em uma época que os “caipiras” ainda estavam à margem da imprensa no Brasil, abrindo caminho para vários artistas do mesmo gênero de muito sucesso hoje. Entre os hits de sua extensa carreira, destacam-se “Pele de Maçã”, “Tentei te Esquecer”, "Idas e Voltas", "Memórias", "24 horas de Amor", "Frente a Frente", "Sábado", “De Igual pra Igual” e "Pedaço de minha vida", que deu à dupla, ainda na década de 1970, seu primeiro disco de ouro. A dupla gravou ao longo da carreira 17 discos pela gravadora Continental.

ANOS 70: O INÍCIO

Dirigindo-se a São Paulo para trabalhar e gostando muito de música, começaram a freqüentar locais onde se reuniam pessoas para cantar e tocar. A dupla se conheceu no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, no início dos anos 1970, e começaram a ensaiar músicas da dupla Belmonte e Amaraí. Passaram a se apresentarem em churrascarias e casas noturnas. No ano de 1976, gravaram seu primeiro disco pela gravadora Continental/Chantecler, no qual destacava-se a composição "O Matuto". Na mesma década conseguiram seu primeiro disco de ouro.


ANOS 80 E 90: MUDANÇA DE ESTILO

Em 1985 lançaram mais um LP, sendo a composição "De igual para igual" uma das primeiras músicas do repertório sertanejo a conseguir espaço em rádios FM, inicialmente no Nordeste, espalhando-se, posteriormente, para a região Sudeste. Em seus discos foram gradualmente deixando de lado o sertanejo mais tradicional, de raiz, com viola e sanfona, pelo gênero mais romântico, com acompanhamento de guitarra e bateria. Seus maiores sucessos foram, entre outros, "Pedaço de minha vida", "Na hora do adeus", "24 Horas de amor", "Sábado", "Idas e voltas" e "Frente a frente".
Em 1990 fizeram sucesso com as músicas "Eu te preciso", de Mário Maranhão, Tivas e Matogrosso. Até essa ocasião, haviam gravado 13 LPs pela Continental com 2 milhões de discos vendidos. Em 1991, a dupla separou-se, voltando a se reunir novamente em 1994, quando gravaram novo LP, com composições de Carlos Randall, Carreirito, Joel Marques e Cesar Augusto. Fizeram também, uma homenagem ao violeiro Tião Carreiro, que participou de uma das faixas. No mesmo ano, tornaram a separar-se, com Mathias cantando durante um ano com Milionário, da dupla Milionário e José Rico, com quem gravou um CD, antes de afastar-se totalmente da vida artística, indo morar em Bauru, no interior de São Paulo. Matogrosso por sua vez, seguiu carreira solo e gravou três discos pela EMI. O retorno da dupla ocorreu em 1998, sem que os dois planejassem tal volta. O prefeito da cidade mineira de Rio Novo queria um show da dupla de qualquer maneira e eles não se opuseram à idéia. Os anúncios e faixas da apresentação atraíram a atenção da Prefeitura de Andrelândia, na mesma região. Como era época de campanha política, foram contratados por um candidato para realizar 30 apresentações.

O RECOMEÇO:

Em 1999, gravaram novo CD, com repertório variado, incluindo dois pagodes sertanejos, ao estilo de Tião Carreiro, composições de Elias Muniz e de Fernando Mendes, além de um pagode-romântico, intitulado "Te quero mais".Em 2003, fizeram sucesso com a música "Tentei Te Esquecer", que fez parte da trilha sonora da novela "Celebridade", da TV Globo. Em 2004, entre outros eventos, a dupla esteve no programa "Viola, minha viola" apresentado por Inezita Barroso n a TV Cultura de São Paulo; na 14ª Julifest, na cidade de Itabirito, MG; na 18ª Feste de peão boiadeiro de Americana, SP e, na festa de natal na cidade de Campo Bom, RS. Em 2006 a dupla comemorou 30 anos de carreira e inicia uma nova fase. Entra em cena um novo Mathias, o cantor Isaac Jr, sobrinho de Matogrosso, em substituição ao Mathias original, que decidiu se aposentar. A dupla lançou seu primeiro disco pela EMI, Um Século Sem Ti, produzido pelo maestro A. Zaccarias e por Matogrosso. No álbum, quatorze grandes canções, sendo treze inéditas. A única releitura é “Aos trancos e barrancos” (Edinho da Mata/Matogrosso), gravada originalmente por João Paulo & Daniel no início de carreira.




0 comentários:

Postar um comentário

"PODEM TAMBEM EXPRESSAR SEUS COMENTARIOS "