Origem do Team Roping

               Origem do Team Roping  


Os Cowboys originalmente desenvolviam essa técnica em fazendas de gado quando era necessário capturar e conter um animal inteiro que era muito grande para ser apanhado por um único homem.Provas de Team Roping
Dentro de uma pista de areia de mais ou menos 90 m de comprimento por 40 m de largura, os bois são movidos por um corredor estreito até chegarem em um brete. Do lado esquerdo do brete fica o cabeceiro e do lado direito fica o pezeiro. Há também uma corda esticada na frente dos dois laçadores chamada de barreira, que cai no chão quando o boi sai de um corredor de mais ou menos 2 metros que fica logo após o brete, utilizadas para garantir que os laçadores saiam sempre à uma distância do boi. Essa barreira de corda pode ser substituída pela barreira eletrônica, contendo um sensor elétrico ligado a um dispositivo de tempo.

asset_upload_file258_15235

Quando o cabeceiro está pronto, ele ou ela pede para que o boi seja solto e um assistente puxa uma alavanca, abrindo as portas do brete. O boi então sai do brete em disparada e quando passa pelo corredor destrava a barreira e assim os laçadores saem atrás do boi. O cabeceiro Laça a cabeça do boi e enrola a corda no pito da sela e começa a puxar o boi fazendo uma curva a esquerda. A velocidade é importante e alguns perderam dedos neste evento. O pezeiro espera até que o cabeceiro comece a puxar o boi para que ele possa laçar os pé traseiros do animal e também enrolar a corda na sela. Assim que os dois cowboys executarem a laçada ambos devem estar virados de frente com o boi, imobilizando o animal.

asset_upload_file304_10944Assim que o boi é esticado o juiz para o cronômetro e o boi está liberado e trota para o final da pista.  Existe uma penalidade de 5 segundos para laçadas que prenderem apenas um dos pés do boi e uma penalidade de 10 segundos se caso um dos laçadores saia do brete antes que a barreira seja desarmada.
Uma equipe de nível profissional bem sucedida, leva entre 4 e 7 segundos para esticar o boi, dependendo do comprimento da arena.  Em níveis mais baixos, uma equipe pode levar mais tempo para executar essa



Referências:
http://www.prorodeo.com/eventcategory.aspx?xu=8

0 comentários:

Postar um comentário

"PODEM TAMBEM EXPRESSAR SEUS COMENTARIOS "