História do cavalo Bretão

                    História do cavalo Bretão

UM CAVALO FRANCÊS DE TRAÇÃO

O bretão é um cavalo de origem francesa sendo nos dias atuais a raça mais apreciada e a que mais vem se aprimorando entre as nove raças de tração hoje existentes na França. Seu registro genealógico é controlado pelo syndicat du cheval breton desde o ano de 1909. O Brasil, possuidor do maior plantel depois da França, é o único país que tem autorização para usar o nome breton , por permissão do syndicat, em reconhecimento ao trabalho sério da ABCCB - Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão, cujo regulamento segue as orientações da França, objetivando preservar as características da raça.

O CAVALO DE TRAÇÃO NA FRANÇA

Cavalo Bretão
O cavalo de tração foi a força motriz do desenvolvimento da França. Seja nas forças armadas, na agricultura, no transporte de mercadorias, no transporte de mercadores e viajantes, nas rotas postais, nas companhias de transporte coletivo etc. Como ilustração podemos afirmar que sem os 6.000 (seis mil) cavalos de tração utilizados, Luis XIV jamais teria conseguido construir o palácio de Versailles.

OS ANOS DE OURO DO CAVALO DE TRAÇÃO NA FRANÇA (1880 - 1914)

O período compreendido entre 1880 e 1914 é tido como o apogeu do cavalo de tração. Nesta época a França possuía um plantel de cerca de 3.000.000 (três milhões) de indivíduos e a agricultura em pleno desenvolvimento consumia plenamente essa força de trabalho.

A SUBSTITUIÇÃO DA TRAÇÃO ANIMAL PELA MECANIZAÇÃO

Após a segunda guerra mundial o cavalo de tração começa a perder sua importância como força de trabalho. Substituído pela mecanização perde importância econômica e caminha progressivamente para o desaparecimento. Milhares de animais são vendidos a preço vil para os matadouros e açougues e deixam de ser utilizados como geradores de riqueza e assumindo uma nova função, ou seja, fonte de alimento para a população.

O CAVALO DE TRAÇÃO NA FRANÇA DE HOJE

Cavalo Bretão
A abnegação de criadores apaixonados e o extraordinário trabalho até hoje executado pelos haras nacionais conseguiu impedir não só o desaparecimento do cavalo de tração como também praticar um vigoroso melhoramento das raças existentes.
Cavalo Bretão
Embora a população de hoje seja de apenas 30.000 (trinta mil) exemplares, podemos garantir que o plantel atual é de qualidade muito superior ao encontrado no passado. Apesar de tantas adversidades o cavalo de tração começa a ressurgir em importância. Os grandes concursos, as competições de atrelagem, a utilização na agricultura pelos pequenos produtores e o lazer estão, entre outras razões, atraindo os franceses novamente para os cavalos ditos "de sangue frio". Dentre eles o bretão é o que reúne as melhores qualidades, entre todas as raças pesadas, para alavancar definitivamente essa tendência.

0 comentários:

Postar um comentário

"PODEM TAMBEM EXPRESSAR SEUS COMENTARIOS "