Historia do Milionario e José Rico



              
                     As Gargantas de Ouro do Brasil


Conhecidos com a alcunha de "AS GARGANTAS DE OURO DO BRASIL", Milionário & José Rico contam com 29 discos gravados desde o ano de 1973, 2 DVDs e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1989.

      Milionário

Romeu Januário de Matos, o Milionário, nasceu em Monte Santo de Minas, estado de Minas Gerais, no dia 04/01/1940, contando hoje com 69 anos. Romeu trabalhou como pedreiro, garçom e pintor de parede, e encontrou inspiração musical em sua mãe, observando-a cantar. Aprendeu musica "de ouvido", sem ter estudado em conservatório musical.

     José Rico

José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29/06/1946, contando hoje com 63 anos. Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade paranaense onde viveu sua infância. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico.

    O sonho, em São Paulo

Em 1970, coincidentemente Romeu e José foram para a cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, para tentarem sucesso em suas respectivas carreiras de cantores. Coincidentemente também, os dois foram hospedar-se no Hotel Rio Preto, conhecido como "Hotel dos Artistas", onde artistas anônimos ficavam hospedados em busca da realização de um sonho, e se apresentavam em locais como circos para irem sobrevivendo até que a sorte os ajudasse a tornarem-se profissionais.

     O primeiro encontro

E não deu outra, em 1970, quando os dois se encontraram, no Hotel, ao serem apresentados, José Rico dizendo seu nome a Romeu, pois já tinha o apelido de José Rico, Romeu disse a ele "se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário", em alusão ao "carnê milionário" do Baú da Felicidade do grupo Silvio Santos. A partir daquele momento, o destino já havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de 1973. Segundo entrevista recente no programa do Jô Soares, a dupla inicialmente tinha por nome "Tubarão e José Rico", quando se apresentaram no programa de calouros do Silvio Santos foi que este os chamou de "Milionário e José Rico", em alusão ao "carnê milionário".

     A formação da dupla

O filme Na Estrada da Vida relata que assim que se conheceram já foram chamados para apresentarem-se em um circo. Foi o início da vitoriosa trajetória de Milionário e José Rico.

     O Estilo Musical

A simpatia de José Rico pelos mais variados estilos musicais como a gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana dotou essa dupla de um estilo característico e inconfundível. O uso de instrumentos como harpas, trompetes e em especial o acordeon, demonstraram esta miscigenação e riqueza musical.

    O primeiro LP

A dupla gravou, em 1973, seu primeiro LP, pela Continental/Chantecler, com destaque para as músicas "Inversão de Valores" (Prado Júnior - João Armando Perrupato), "De Longe Também Se Ama" (José Rico - Jair Silva Cabral), "Paraná Querido" (Paulinho Gama - Goiá) e "Coração de Pedra" (Belmiro).
  Aparecida, a Chefe

No filme Na Estrada da Vida, há um relato interessante. A dupla foi até o Santuário de Aparecida, e, ao entrarem na Igreja, pediram para que a Santa se tornasse a "Chefe", para que a "Padroeira do Brasil" fizesse com que as pessoas compreendessem a música da dupla, que falava de amor, natureza, do povo, e como eles não tinham nada para oferecer à Santa, deixaram um disco no altar como presente. O Padre, ao deparar-se com o disco, imaginou que, quem o tinha deixado na Igreja não precisava de nada, pois não havia nem um bilhete com pedido à Santa, e um garoto que acompanhava o Padre disse que a dupla deveria ser podre de rica, a julgar pelo nome, então o Sacerdote mandou entregar o disco na rádio de Aparecida para que os programadores vissem se o mesmo poderia ser aproveitado. O locutor, ao ouvir, gostou e resolveu tocar o disco, e então os ouvintes começaram a escrever para a rádio para que tocasse o disco. A partir desse momento, Nossa Senhora Aparecida já era a "Chefe" da dupla, que começou a emplacar um sucesso atrás do outro, gravando um disco atrás do outro, tornando-se a dupla que o Brasil conhece tanto.

     Discografia Milionario e José Rico

*Milionário & José Rico - 1973
*Milionário & José Rico - Ilusão Perdida - 1975
*Milionário & José Rico - Volume 3 - 1976
*Milionário & José Rico - As Gargantas de Ouro do Brasil - Volume 4 - 1977
*Milionário & José Rico - Estrada da Vida - Volume 5 - 1977
*Milionário & José Rico - Rei sem trono - Volume 6 - 1978
*Milionário & José Rico - Caminhos da vida - Volume 7 - 1978
*Milionário & José Rico - Realidade - Volume 8 - 1979
*Milionário & José Rico - Estrada da vida - Volume 9 - 1980
*Milionário & José Rico - Amor dividido - Volume 10 - 1980
*Milionário & José Rico - Escravo do amor - Volume 11 - 1981
*Milionário & José Rico - Tribunal do amor - Volume 12 - 1982
*Milionário & José Rico - Amor Infinito - Volume 13 - 1983
*Milionário & José Rico - Lembrança - Volume 14 - 1983
*Milionário & José Rico - Minha prece - Volume 15 - 1985
*Milionário & José Rico - Levando a vida - Volume 16 - 1987
*Milionário & José Rico - Os Grandes sucessos de Milionário e José Rico - Volume 17 - 1988
*Milionário & José Rico - Viva a vida - Volume 18 - 1988
*Milionário & José Rico - Sonhei com você - Volume 19 - 1989
*Milionário & José Rico - Vontade dividida - Volume 20 - 1991
*Milionário & José Rico - Nasci para te amar - Volume 21 - 1994
*Milionário & José Rico - De cara com a saudade - Volume 22 - 1996
*Milionário & José Rico - As gargantas de ouro - Volume 23 - 1997
*Milionário & José Rico - Ao vivo - Volume 24 - 1999
*Milionário & José Rico - Sentimental demais - Volume 25 - 2000
*Milionário & José Rico - O dono do mundo - Volume 26 - 2002
*Milionário & José Rico - Decida!!! - Volume 27 - 2003
*Milionário & José Rico - Atravessando gerações - Volume 28 - 2008
*Milionário & José Rico - Atravessando gerações - Volume 29 - 2009

                          Biografia da dupla Milionário e José Rico


E tambem a sua mais nova gravação de um CD / DVD
na casa de 40 anos de carreira
                                             "Atravessando Gerações"
                             

        *Uma palinha do DVD de Milionário & José Rico *







0 comentários:

Postar um comentário

"PODEM TAMBEM EXPRESSAR SEUS COMENTARIOS "