CARNEIRO TEXEL


O TEXEL
No Brasil, a raça foi introduzida em 1972, pelos criadores Halley Marques e Ligia Vargas Souto que importaram da Holanda 18 fêmeas e 2 machos para suas fazendas, no município de Itaqui/RS. Novas importações da França, da Holanda e da Alemanha, aconteceram a partir daí, que muito contribuíram para o aprimoramento da raça no Brasil. Após diversas gerações de eficiente seleção, o Texel surge, como uma raça de ovino tipo carne, de excelente qualidade e baixo teor de gordura.
Hoje, encontramos Texel em diversas partes do território brasileiro, de Sul a Norte, pois é um animal que se adapta muito bem aos vários tipos de solo, clima e pastagem, podendo ser explorado extensivamente, em associação com bovinos.




POR QUE CRIAR TEXEL?
Pela sua precocidade pois a borrega texel pode ser coberta pela primeira vez ao atingir 40-50Kg, o que acontece ente 6 a 7 meses de idade, sem que isto altere seu desenvolvimento corporal. Quando se deseja melhorar a aptidão carniceira pois no cruzamento industrial o carneiro texel melhora consideravelmente a qualidade da carcaça dos cordeiros, sendo bem conformadas, sem excesso de gordura e com elevado rendimento, imprimindo suas características raciais já no primeiro cruzamento. Pela sua rusticidade pois tem demonstrado que se adapta muito bem tanto aos terrenos altos quanto aos terrenos baixos e úmidos. Quando se busca LÃ branca de boa finura, com fibra forte e de diâmetros compreendidos entre 27 a 30 micras para atender o mercado produtor de fios. Quando se deseja aumentar a prolificidade do rebanho, pois a ovelha texel apresenta um dos mais elevados índices de fertilidade, com partos gemelares e freqüentemente triplos. Pela sua aptidão leiteira pois os cordeiros texel apresentam até os 30 dias de idade um ganho de peso superior a 300 g/dia para os nascidos de parto simples e 250 g/dia para aqueles de partos duplos.

0 comentários:

Postar um comentário

"PODEM TAMBEM EXPRESSAR SEUS COMENTARIOS "