História do Cavalo campolina

                                   História do Cavalo campolina


A raça campolina nasceu em 1857, em Entre Rios de Minas, na Fazenda Tanque, de propriedade do Sr. Cassiano Campolina, com o cruzamento de animais nacionais sem padrão pré-definido. O presente de um amigo, em 1870, uma égua preta de nome Medéia, resultou no nascimento de um potro de nome Monarca, filho de um cavalo puro sangue Andaluz, que transformou-se no garanhão da fazenda por mais de 25 anos, sendo assim considerado o pai da raça. Após a morte do Monarca, este grande criador adquiriu um garanhão da raça Pecheron, utilizando-o nas filhas do garanhão anterior. Com o falecimento do Sr. Campolina, outro grande criador, o Cel. Joaquim Pacheco de Resende, e posteriormente seu filho, deram continuidade a seleção da raça. Juntamente aos trabalhos da Fazenda Tanque, outra criação teve papel importante na fundação desta raça, a Fazenda Campo Grande, no município de Passa Tempo. Em 1951, foi fundada a associação brasileira de criadores da raça, em Belo Horizonte, sendo assim, elaborado o novo padrão racial. Assim como outras raças, a Campolina nasceu da necessidade da montaria em animais fortes, de porte e de andamento cômodo, devido às longas caminhadas e ao mercado rentável de cavalos; animais estes que tinham várias aplicações. Muitas raças colaboraram na formação do Campolina como: anglo-árabe, clydesdale, holstein, andaluz, mangalarga, entre outras. Sabidamente, sempre buscou-se animais de marcha natural (tríplice apoio), cômoda, elegante e desenvolvida.
Sua musculatura é proporcional e bem inserida em ossatura descarnada. Os membros são longos, oblíquos e bem articulados. A cabeça é trapezoidal de fronte ampla e suavemente convexa. Normalmente possuem pescoço leve mas com musculatura proporcional, encontrando-se na base com cernelha longa e bem definida. O peito é amplo, musculoso e ligado ao tórax profundo. A garupa deve ser musculosa e levemente inclinada. Já a crina e cauda são longas e sedosas.
Basicamente são animais marchadores, que podem ser utilizados para sela, serviço e lazer. Mostram uma aparência altiva, com linhas finas e bem harmoniosas, não deixando de possuir constituição forte e vigorosa.


0 comentários:

Postar um comentário

"PODEM TAMBEM EXPRESSAR SEUS COMENTARIOS "